Ministério do Esporte Para Caio Bonfim, resultados internacionais mostram evolução da marcha atlética brasileira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Para Caio Bonfim, resultados internacionais mostram evolução da marcha atlética brasileira

(Foto: Rodrigo de Oliveira)(Foto: Rodrigo de Oliveira)Caio Bonfim é a cara da nova geração do atletismo brasileiro. O atleta da marcha atlética, de 23 anos, é o atual líder do ranking sul-americano e vem fazendo uma temporada única no Circuito Mundial da modalidade. O brasiliense, que faz parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, é o primeiro brasileiro a figurar entre os três melhores atletas do Circuito Mundial de Marcha da IAAF, ao somar 17 pontos.

O desempenho é fruto de muito trabalho. Segundo Bonfim, os ótimos desempenhos internacionais mostram a evolução da marcha brasileira no cenário internacional. “O resultado é fantástico, porque mostra que existe um bom marchador no Brasil e que estamos trabalhando forte”, disse.

Caio Sena conta com apoio da sua mãe, Gianetti Sena, e do seu pai, João Sena, nos treinamentos   (Foto: Rodrigo de Oliveira)Caio Sena conta com apoio da sua mãe, Gianetti Sena, e do seu pai, João Sena, nos treinamentos (Foto: Rodrigo de Oliveira)

Confiança é a palavra que resume o que o marchador brasileiro sentiu ao subir, pela primeira vez, ao pódio no Circuito Mundial de Marcha da IAAF, no evento disputado em Dudince, na Eslováquia. A medalha de bronze na prova de 20km, abriu portas para mais dois pódios na temporada. “Foi muito importante subir ao pódio, porque a ideia era que esse período na Europa fosse para aprimorar a minha marcha. Conseguir uma boa colocação na prova fez com que eu tivesse mais confiança para as próximas etapas”, explicou o atleta.

No Circuito Mundial, o marchador também conquistou o título na etapa de Rio Maior, em Portugal, além de ter levado outra medalha de bronze na etapa de La Coruña, na Espanha. “Todos esses resultados ajudam a divulgar e popularizar a marcha atlética no país”, avalia Caio Sena.

Neste ano, o atleta conseguiu o seu melhor tempo na carreira. Durante a Copa do Mundo de Marcha na China, o brasiliense cruzou a linha de chegada em 1h20min28, terminando a prova em 16º lugar.

Caio Bonfim ficou 38 dias treinando e competindo na Europa. Agora, o próximo desafio será o Troféu Brasil/Caixa, no mês de outubro, em São Paulo.  No caminho até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o atleta vai encarar o Campeonato Mundial de Atletismo Pequim 2015 e os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla