Ministério do Esporte Dois recordes sul-americanos e oito índices marcam primeiro dia de Troféu Finkel de natação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Dois recordes sul-americanos e oito índices marcam primeiro dia de Troféu Finkel de natação

(Foto: Satiro Sodré)(Foto: Satiro Sodré)O Troféu José Finkel – Campeonato Brasileiro Absoluto – começou nesta segunda-feira (1ª/09) em Guaratinguetá, interior paulista, e a competição já registrou dois recordes sul-americanos femininos e oito índices para o Campeonato Mundial em Piscina Curta, que será disputado em Doha, no Catar, entre os dias 2 e 6 de dezembro.

Primeiro dia do Campeonato Brasileiro Absoluto de natação mostra força do esporte nacional (Foto: Satiro Sodré)Primeiro dia do Campeonato Brasileiro Absoluto de natação mostra força do esporte nacional (Foto: Satiro Sodré)

Nesta edição, o Troféu José Finkel contou com a prova de 100m medley, para que os brasileiros pudessem tentar índice para o Mundial de Doha. No primeiro dia, Thiago Pereira (52s45) e Thiago Simon (53s07) conseguiram fazer um tempo abaixo do índice estabelecido, 53s14.

“Vim de uma competição muito forte e estava ansioso pra fazer o índice para o Mundial de Doha que é o meu próximo objetivo. Agora que consegui no primeiro dia estou mais tranquilo. Estou inscrito ainda em mais três provas de revezamento, mas ainda estou cansado de viagem. Estou num período de mudança, mas estou tranquilo para analisar o que é melhor pra mim. Sei o que tenho aqui no Brasil e vou ver as propostas que vieram de fora. Vi que no Pan-Pacífico o grupo do Brasil está muito forte. É um trabalho que venho tentando reforçar desde os Jogos Sul-Americanos (no Chile, em março) e quanto mais a equipe estiver unida, melhores os resultados”, disse Thiago Pereira.

O tempo individual dos 200m livre colocou os dois revezamentos no Mundial de Doha. No feminino, Larissa Oliveira (1m56s54), Jessica Cavalheiro (1m56s79), Manuella Lyrio (1m56s99) e Julia Volkmann (1m59s11) somaram 7m48s90, contra os 7m51s33 estipulados. Entre os homens, João de Lucca (1m43s19 das eliminatórias), Nicolas Oliveira (1m43s74), Gustavo Godoy (1m45s39) e Federico Gabrich (1m45s55) totalizaram 6m58s55, batendo a marca de 7m04s96.

Jessica, Larissa, Manuella. Trofeu Jose Finkel de Natacao no Itaguara Country Clube (Foto: Satiro Sodre/SSPress) Jessica, Larissa, Manuella. Trofeu Jose Finkel de Natacao no Itaguara Country Clube (Foto: Satiro Sodre/SSPress) Os revezamentos 4x50m livre encerraram as finais A do primeiro dia com as duas primeiras equipes femininas, Minas Tênis Clube (1m38s04) e Sesi/SP (1m39s85), superando o recorde sul-americano da prova, de 1m40s12.

O time do Minas, formado por Carolina Bergamaschi, Frederike Heemskerk, Roberta Albino e Lorrane Ferreira, ganhou o bônus de pontuação pelo recorde, mas o tempo que será homologado é o do Sesi, pois Frederike é holandesa. O time de Belo Horizonte bateu também o recorde de campeonato de 2012 (1m38s52), que pertencia ao Flamengo, mas que também não foi homologado como marca do continente por ter no time atleta de outro país.

A nadadora do time mineiro, Carolina Bergamaschi analisou o primeiro dia de competição e vê um crescimento da natação feminina. “A natação masculina do Brasil já está num nível mundial, mas a feminina agora está crescendo para diminuir a diferença. Acredito que já no ano que vem vamos ter resultados ótimos das nadadoras brasileiras.

Etiene Medeiros bateu o recorde sul-americano dos 100m costas, com 57s53, que pertencia a Fabíola Molina desde 2009. Nas finais, a atleta marcou 57s76. Guilherme Guido, que fez o tempo para o Mundial nas eliminatórias (50s50), melhorou a marca para as finais, marcando 50s49.

No 4x50m livre masculino, o Minas Tênis Clube (Felipe Martins, Cesar Cielo Filho, Fernando Silva e Ítalo Duarte) completou em 1m25s29, ficando a apenas um centésimo do recorde brasileiro (1m25s28). Cesar Cielo explica que a prova foi boa para abrir a competição e falou sobre os bons resultados do país nos recentes eventos internacionais. “Foi uma prova boa para quebrar o gelo e começar a competição. Ficamos a apenas um centésimo do recorde, mas foi legal. A competição está com estes blocos de partida que estão entre os melhores do mundo e isso é bacana, pois já deu outro nível pras provas. Quanto aos resultados recentes, os brasileiros nadaram muito bem os Jogos Olímpicos da Juventude e vejo que não vai ter um espaço tão grande entre uma geração que consegue chegar nas medalhas internacionais e outra, como aconteceu na transição do Gustavo Borges e do Xuxa (Fernando Scherer) até a gente. Mas eu espero ainda estar no páreo por mais alguns anos e pra 2016 estar no revezamento 4x100m livre, que acho que vai ser muito forte para o Brasil”, analisou Cesar.

O Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel 2014 conta com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.

Fonte: CBDA
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla