Ministério do Esporte Paraguai solicita ao Brasil apoio para intercâmbio esportivo em seis esportes visando Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Paraguai solicita ao Brasil apoio para intercâmbio esportivo em seis esportes visando Rio 2016

O Paraguai listou seis esportes olímpicos nos quais quer aprofundar o intercâmbio com o Brasil para melhorar sua preparação para os Jogos do Rio 2016. Os vizinhos querem apoio brasileiro as suas equipes de natação, handebol feminino, vôlei de praia, remo, tênis e tênis de mesa. O pedido foi entregue na sexta-feira (29.08), ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Assunção, no Paraguai, na sequência de um reunião dos ministros do Esporte do Brasil e do Paraguai, Víctor Pecci, com o presidente do Comitê Olímpico Paraguaio (COP), Camilo Perez Moreira e dirigentes de várias federações. Durante a reunião, o ministro Aldo Rebelo disse que os países precisam trabalhar para que os jogos do Rio deixem um legado permanente em toda a região.

Ministro Aldo Rebelo em reunião para ampliar ações visando o intercâmbio esportivo entre o Brasil e o Paraguai  (Foto: Paulino Menezes/ME)Ministro Aldo Rebelo em reunião para ampliar ações visando o intercâmbio esportivo entre o Brasil e o Paraguai (Foto: Paulino Menezes/ME)

“Brasil e Paraguai têm uma fronteira com grande densidade populacional e forte comércio. Mantemos em conjunto a hidrelétrica que mais produz energia no mundo. Nos futebol, já temos um forte intercâmbio com jogadores e treinadores brasileiros e paraguaios atuando nos dois países. Precisamos aproveitar a Olimpíada e a Paraolimpíada e estreitar nossa colaboração em outros esportes onde temos potencialidades”, disse Aldo.

Antes de se reunir com o os dirigentes do COP e das federações, o ministro brasileiro conversou com empresários do Fórum Brasil – Paraguai, a quem pediu apoio para o esporte olímpico daquele país. A reunião com as lideranças do setor esportivo do Paraguai encerrou uma visita de três dias do ministro Aldo Rebelo a Assunção e que foi acompanhada pelo ministro da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai, Víctor Pecci, que, até hoje, é o tenista mais vitorioso do país e um dos mais importantes do mundo.

O secretário Víctor Pecci foi o responsável por relacionar as áreas onde os paraguaios esperam mais contribuição do Brasil. O documento foi entregue pelo COP à delegação brasileira integrada, além do ministro e pelo chefe da Assessoria Internacional e pelo secretário Nacional de Futebol, Toninho Nasscimento.

“O Brasil pode nos ajudar com apoio na área médico-científica, com intercâmbio de treinadores e intensificando a participação de atletas e equipes paraguais em seus torneios. Temos grande  interesse em trazer para Assunção especialistas brasileiros em preparação física, nutrição, fisioterapia e treinamentos específicos”, disse Víctor Pecci.

Fernando Guedes, de Assunção, no Paraguai
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla