Ministério do Esporte Estudantes brasileiros participam dos Jogos Escolares da Juventude em Londrina (PR)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Estudantes brasileiros participam dos Jogos Escolares da Juventude em Londrina (PR)

A cidade paranaense de Londrina sediará, entre os dias 4 e 13 de setembro, os Jogos Escolares da Juventude, maior competição esportiva escolar do país e o maior celeiro de jovens atletas do Brasil. Este ano, a primeira etapa dos jogos bateu o recorde em número de inscrição. São 3.970 atletas, de 12 a 14 anos, que durante dez dias vão disputar 13 modalidades esportivas, e se integrarem às atividades educativas e à diversificada cultura paranaense.
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Londrina. Os Jogos, além de integrar socialmente crianças de todo o país por meio do esporte, também contribuem para a formação de milhares de jovens e revela ídolos nacionais do esporte, como a judoca piauiense Sarah Menezes, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e tricampeã dos Jogos Escolares em 2004, 2005 e 2007. Sarah começou no esporte aos nove anos, após participar dos Jogos Escolares.

(Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/COB)(Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/COB)

Outro exemplo de incentivo para os atletas que irão competir nos Jogos Escolares da Juventude é o nadador e atual medalha de ouro, nos Jogos de Nanquim, na China, Mateus Santana, que aproveitou o momento que o consagrou em Nanquim, e manda um recado para os atletas escolares. “Os jogos são uma fase muito importante na vida de cada atleta. Vale a pena passar por todas as fases e trilhar esse caminho. É difícil, é duro e cansativo. Chega uma hora que o corpo não aguenta, mas vale  a pena alcançar nossos objetivos e evoluir mais a cada dia”, afirmou o novo talento da natação.

Para o diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner, os jogos são uma forma de contribuir para a inserção social dos jovens por meio do esporte. “Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional”, disse Edgar.

Em Londrina serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens estudantes terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Aproximadamente 4.660 pessoas estão envolvidas com o evento, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação de Londrina. O recorde anterior foi da etapa realizada em Natal, em 2013, com 4.587 participantes, sendo 3.970 atletas.

A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes. A segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 15 a 17 anos, será realizada em João Pessoa, de 6 a 15 de novembro.

Cleide Passos, com informações do COB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla