Ministério do Esporte Segundo Tempo em Conselheiro Lafaiete (MG) dá início a atividades com divertido passeio ecológico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Segundo Tempo em Conselheiro Lafaiete (MG) dá início a atividades com divertido passeio ecológico

Crianças do Segundo Tempo em Conselheiro Lafaiete (MG) no Parque Tancredo Neves (Foto: Divulgação))Crianças do Segundo Tempo em Conselheiro Lafaiete (MG) no Parque Tancredo Neves (Foto: Divulgação))Soltar pipas durante um lindo dia de sol, correr e brincar com amigos em uma imensa área verde e depois saborear um delicioso piquenique embaixo da sombra das árvores foi a forma que o Programa Segundo Tempo (PST) encontrou de reiniciar em agosto suas atividades em Conselheiro Lafaiete (MG).  O palco desse divertido encontro protagonizado pelos 200 alunos beneficiados foi o Parque de Exposições Tancredo Neves, famoso por receber feiras agropecuárias e shows populares.

Conselheiro Lafaiete fica distante cerca de 100 quilômetros da capital Belo Horizonte e é conhecida como cidade-dormitório de trabalhadores de mineradoras instaladas em municípios vizinhos. Com uma população de aproximadamente 120 mil habitantes e uma estrutura de atendimento melhor que as demais do entorno, o forte da região é o comércio.

De tão entusiasmada com as brincadeiras e fascinada com o local, a pequena Camila, 8 anos, foi incisiva ao questionar, de surpresa, a coordenadora-geral do PST, Regina de Morais Vieira. “Vamos morar aqui, professora?”, disse a pequena, cuja dúvida foi esclarecida imediatamente pela educadora, que respondeu: “não, minha querida, este é só um dia de recreação”. Em seguida outra colocação curiosa, dessa vez feita pelo estudante Yuri, 10 anos, que disparou: “eu queria ser uma pipa para voar bem alto.”

Alunos do PST chegam para piquenique no Parque Tancredo Neves (Foto: Divulgação)Alunos do PST chegam para piquenique no Parque Tancredo Neves (Foto: Divulgação)Os alunos Thiago e Maria Heloísa, de 9 anos, que assim como os demais confeccionaram as próprias pipas,  fizeram a seguinte exclamação: “sempre quis soltar pipa, e hoje estou realizando meu sonho.”

O município mineiro, que já foi bem mais tranquilo em outros tempos, sofre com os reflexos da proximidade com a cidade grande. Existe uma preocupação com a segurança. Moradores acompanham os filhos até a porta das escolas, trancam as portas ao sair de casa e a juventude não transita com liberdade pelas ruas, como antigamente. “Mas agora, com a chegada do PST, os familiares estão mais seguros porque os filhos não estão ociosos nas ruas e praticam esporte com segurança”, justificou Regina Vieira.

Dinâmica - As crianças e os jovens assistidos pelo Segundo Tempo, uma parceria com a prefeitura, têm entre 6 e 17 anos, e estão regularmente cursando os ensinos fundamental e médio. Entre os alunos beneficiados destacam-se filhos de pais mineradores, comerciários e mães empregadas domésticas.

Nos dois núcleos instalados no Caic Ruy Pena, do Bairro Linhazinha e na escola municipal Vereador José Aleixo de Matos, do Bairro Paulo VI, a garotada pratica vôlei, handebol, futsal, basquete, ginástica olímpica e atletismo. Também são oferecidas atividades complementares de capoeira, dança e educação artística gratuitas, no período oposto ao da escola.


 

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla