Ministério do Esporte ABCD promove Formação de Agentes de Controle de Dopagem a partir da próxima segunda (04)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

ABCD promove Formação de Agentes de Controle de Dopagem a partir da próxima segunda (04)

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promove as Jornadas ABCD de Formação de Agentes de Controle de Dopagem a partir da próxima segunda-feira (04.08), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A abertura será às 9h30, com uma apresentação do secretário da ABCD, Marco Aurelio Klein.

Serão realizados dois cursos entre os dias 4 e 9 de agosto: Oficiais de Controle de Dopagem (DCO, na sigla em inglês) e Líderes de Escolta. O conteúdo do treinamento é baseado nos padrões internacionais da Agência Mundial Antidopagem - AMA (WADA, na sigla em inglês).
 
A capacitação, que conta com 60 vagas para DCOs e 120 para líderes de escolta, vai preparar e (treinar) médicos, educadores físicos e demais profissionais da área de saúde, que poderão atuar como Oficiais de Controle de Dopagem em todo país e inscrever-se para trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016. As formações teóricas e práticas serão dadas pela Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA, na sigla em inglês), em parceria com a ABCD. Além da parte teórica em sala de aula, o curso também terá ações simuladas em campo.
 
Os Líderes de Escolta são pessoas com vivência no esporte e preparados para serem agentes com conhecimento para notificar e acompanhar atletas nos procedimentos de Coleta de Amostras para o Controle de Dopagem.
 
Os que participarem de todas as etapas destas Jornadas ABCD receberão habilitação de formação e estarão aptos a buscar a Certificação, definida como norma pela ABCD, em conformidade com o novo Código Mundial Antidopagem, válido a partir de 1º de janeiro de 2015. Os agentes de controle de dopagem certificados poderão atuar em missões delegadas pela ABCD para realizar controle de dopagem dentro e fora de competição. Os serviços prestados pelos oficiais de Controle de Dopagem serão remunerados pela entidade nacional. Os formados na 1ª Jornada da ABCD também poderão atuar como multiplicadores em próximas Jornadas.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla