Ministério do Esporte COB e CBVela testam logística de apoio à equipe de vela para os Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

COB e CBVela testam logística de apoio à equipe de vela para os Jogos Rio 2016

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) apresentaram nesta terça-feira (29.07), no Rio Yacht Club, em Niterói, no litoral fluminense, a equipe brasileira que disputará o evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016, na Baía de Guanabara, entre os dias 2 e 9 de agosto. O clube de Niterói será a base da equipe durante o evento e será testado como possível local de apoio da vela brasileira no Rio 2016. Liderada pelo treinador-chefe Torben Grael, a equipe brasileira competirá com dois barcos em cada uma das dez classes olímpicas.

“Este é um clube inteiramente dedicado à vela, com resultados muito importantes. Aqui a gente respira vela. É um lugar especial, muito reservado e calmo, em que os atletas poderão relaxar quando não estiverem competindo”, disse Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas como atleta.

Equipe brasileira que disputará o evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (Foto: Heitor Vilela/COB)Equipe brasileira que disputará o evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (Foto: Heitor Vilela/COB)

“É muito importante eu dar a minha contribuição para a equipe olímpica, agora como treinador. Estamos tentando dar aos atletas as melhores condições possíveis para que tenham um bom desempenho nas competições que antecedem aos Jogos e também nos Jogos Olímpicos em si. Hoje temos as duas melhores equipes de cada classe participando das principais etapas de copa do mundo, do campeonato mundial e outros eventos importantes. Temos sete equipes entre os dez primeiros do ranking mundial, sendo dois líderes. Isso é uma indicação de que estamos indo bem”, afirmou Torben, contratado pelo COB para liderar a equipe brasileira.

No Rio Yacht Club, o COB e a CBVela montaram toda a estrutura de suporte para a seleção, com apoio da área de ciência e saúde, com médico, nutricionista, fisioterapeutas, massoterapeutas e estrategistas náuticos (estudo das marés e meteorologia). De Niterói, os atletas chegam de bote à Marina da Glória, base do evento-teste e da vela nos Jogos Olímpicos, em cerca de 10 minutos. O Iate Clube Brasileiro e a Marina da Glória também terão suporte em fisioterapia para os atletas.

“Vamos aproveitar esse evento para testar toda a logística de acomodação, transporte, alimentação e recuperação para a equipe. Em um próximo evento, podemos testar outras opções. Temos que chegar aos Jogos Olímpicos com todas as possibilidades testadas”, disse o gerente geral de Performance Esportiva do COB, Jorge Bichara. “Niterói traz pontos positivos em relação à tranquilidade que você passa à equipe, que fica mais isolada em um ambiente mais reservado. Além disso, a curta distância para a Marina da Glória ajuda, com um deslocamento de apenas de 10 minutos pelo mar. Há também uma parte da equipe que é residente de Niterói. Tudo isso facilita a manutenção do foco, o que para nós é bastante importante”, disse Bichara, afirmando que, esportivamente, o evento é uma boa oportunidade para avaliar o estágio técnico da equipe brasileira.

No total, 30 atletas brasileiros disputarão o evento-teste. Destes, 28 estiveram presentes à apresentação, entre eles Robert Scheidt, Bruno Prada, Fernanda Oliveira, Isabel Swan, Jorge Zarif, Martine Grael e Ricardo Winicki, o Bimba.

Recordista de medalhas olímpicas do Brasil, ao lado de Torben Grael, Robert Scheidt disse que a equipe tem boas expectativas para o teste na Baía de Guanabara. “A equipe brasileira de vela hoje é muito forte, com atletas jovens e experientes. Eu me sinto em boa forma e vou dar o meu máximo. Um resultado positivo em um evento como esse vai dar confiança e mostrar que estamos no caminho certo”, disse o bicampeão olímpico, elogiando a estrutura montada para a equipe brasileira. “Estamos testando o melhor modelo de logística. Está bem adequado, com deslocamentos rápidos para a área de competição. O importante é que temos um atendimento de fisioterapia logo quando saímos da água e isso é fundamental para a recuperação para o dia seguinte”, afirmou o velejador.

O Comitê Olímpico Brasileiro considera a vela uma modalidade vital dentro do planejamento técnico da entidade para o Rio 2016. Desta forma, visando a aumentar o potencial de conquistas da modalidade, o COB ampliou a oferta de serviços à equipe brasileira, com a contratação do Torben Grael, de treinadores, aquisição de 20 barcos (dois por classe olímpica), suporte para treinamento e competições e a oferta de apoio em ciências do esporte, entre outras ações. “A velocidade é fundamental para a performance na vela. Então o importante é ter o melhor material possível, o mais rápido possível. A compra dos novos barcos foi essencial para o desenvolvimento da nossa equipe, entre as outras ações”, disse Scheidt.

Fonte: COB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla