Ministério do Esporte Em Luanda, Ministério do Esporte acompanha abertura dos Jogos Desportivos da CPLP
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Em Luanda, Ministério do Esporte acompanha abertura dos Jogos Desportivos da CPLP

Autoridades na cerimônia de abertura dos Jogos da CPLP(Foto: Rafael Brais/ME)Autoridades na cerimônia de abertura dos Jogos da CPLP(Foto: Rafael Brais/ME)O secretário nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, prestigiou neste sábado (26.07), no pavilhão Multiuso do Kilamba, em Luanda, Angola, a cerimônia de abertura dos IX Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A solenidade, que apresentou um pouco da cultura, das tradições e da alegria do povo angolano, contou com a presença do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos; do chefe substituto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, ministro Vilmar Coutinho; do diretor de Alto Rendimento, André Arantes; dos ministros da CPLP. Após a abertura oficial, as autoridades acompanharam a partida de handebol feminino entre Angola e Moçambique.

Desde o dia 23 de julho e até o dia 2 de agosto, jovens de sete países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - disputam várias modalidades privilegiando o espírito de amizade e jogo limpo. Os atletas das categorias sub-16 e sub-17, competem em basquete, atletismo, handebol, futebol, tênis, vôlei e vôlei de praia. Portadores de necessidades especiais participam no atletismo, na categoria sub-20. Os Jogos Desportivos da CPLP constituem um dos principais instrumentos da cooperação multilateral entre os países que compõem o bloco.

 O secretário Ricardo Cappelli destacou a oportunidade ímpar que os Jogos da CPLP oferecem aos jovens como forma de confraternização. “O evento é fundamental para permitir que jovens, de diversos países de língua portuguesa, possam se encontrar. É um espaço de integração, de troca, vivência esportiva e cultural muito importante para nossos atletas e para toda a comunidade de língua portuguesa”, disse.

 Para Cappelli, a participação no evento, que acontece a cada dois anos, é uma forma de os adolescentes terem mais contato com nossas raízes. “Para o Brasil em especial é um espaço extraordinário, pois nosso país tem na formação de sua identidade cultural traços muito fortes tantos dos nossos irmãos portugueses e de nossos irmãos africanos”, afirmou. “Permitir que nossos jovens venham até aqui, participem dos jogos e possam resgatar nossa história é um exercício de construção de cidadania, de conhecimento histórico extraordinário”, concluiu

Edições
A primeira edição dos jogos foi disputada em 1992 em Lisboa, Portugal. Em 1995, Bissau, na Guiné-Bissau, sediou a competição. Dois anos mais tarde, em 1997, os Jogos da CPLP foram realizados em Maputo, Moçambique. Em 2002, foi a vez de Cabo Verde ser o anfitrião do torneio na cidade de Praia. Em 2005, Luanda, em Angola, foi sede pela primeira vez do evento. Em 2008, o Rio de Janeiro recebeu os atletas da Comunidade de Língua Portuguesa. No ano de 2010 foi a vez de Maputo, Moçambique, sediar pela segunda vez. Dois anos depois, Mafra, em Portugal, foi o local dos Jogos. A próxima edição será realizada em Cabo Verde, em 2016.

Rafael Brais, de Luanda, Angola
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla