Ministério do Esporte Ministros do Desporto da CPLP trocam experiências e traçam Plano de Ação do Desporto
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Ministros do Desporto da CPLP trocam experiências e traçam Plano de Ação do Desporto

Luanda, capital de Angola, sediou nesta sexta-feira (25.07) o encerramento da VII Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O encontro, que teve início na quarta-feira (23.07), reuniu representantes de sete dos oito integrantes do bloco, que trocaram experiências e aprovaram um Plano de Ação do Desporto para 2015 e 2016 para otimizar a cooperação multilateral entre os países.

O Plano de Desporto passa a fazer parte das atribuições da Comissão de Desporto, discutida na reunião de Salvador, em dezembro de 2013, e oficializada em Angola. Paralelamente à reunião, são realizados os IX Jogos Desportivos da CPLP, cuja abertura oficial será neste sábado (26).

A comitiva do Ministério do Esporte do Brasil a Luanda foi formada pelo secretário nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli; o chefe Substituto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, ministro Vilmar Coutinho; o diretor de Alto Rendimento, André Arantes.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, que busca o “aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”. Com sede em Lisboa, Portugal, o bloco é composto por oito países, situados em cinco continentes, que têm o português como língua oficial ou segunda opção. São eles: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este ano, Guiné-Bissau não participou.

De acordo com o Plano aprovado na reunião, cinco pontos foram destacados: Ética no Desporto e Dopagem; Medicina Esportiva; Gestão de Infraestruturas Desportivas; Formação e Qualificação de agentes Desportivos; e Participação e Desenvolvimento de Talentos Desportivos. Este último ponto foi sugerido pelo Ministério do Esporte do Brasil. Além dessas cinco metas, a Comissão de Desporto terá também a função de organizador dos Jogos Desportivos da CPLP.

Ainda durante o encontro, ficou definido que a próxima edição dos Jogos da CPLP será em Cabo Verde em 2016. Outra decisão importante foi a troca na presidência da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP, que passou de Cabo Verde para Moçambique.

Segundo o secretário Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, a reunião de ministros reforça os laços diplomáticos e fortalece institucionalmente a conferência, principalmente pelas decisões tomadas na reunião realizada em Luanda. Dentre as novidades, estão a definição de um número mínimo de modalidades nos Jogos da CPLP e a inclusão de Guiné-Equatorial à Comunidade. “Foi uma reunião muito importante. Saímos mais fortes, mais unidos e com base mais sólidas para fazer com que esse movimento cresça ainda mais nos próximos anos”, disse.

Para Fernanda Marques, presidenta da Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP, o evento é um importante espaço para compartilhar informações, alinhar políticas e buscar o desenvolvimento de políticas nos países. “Desde dezembro de 2013, quando aconteceu a reunião em Salvador, várias ações foram tomadas e projetos se materializaram nos países em prol da juventude e do desporto”, comentou. “Juntos podemos tirar mais proveito das questões comuns aos países e gerar mais desenvolvimento”, disse.

O ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Manuel Muandumba, deu as boas vindas para os convidados e destacou os eventos da CPLP como oportunidade para trocas de experiência. “Aqui podemos partilhar o nosso saber, nossos sabores, nossos dons”, comentou. “Sejam bem-vindos e desfrutem das condições que vos proporcionamos para competir com o fair play e que vençam todos”.

Ações
Durante a segunda etapa da reunião, os ministros e representantes dos países da CPLP falaram sobre os projetos sociais na área da juventude e esporte. Ricardo Cappelli apresentou algumas das ações que o Ministério do Esporte desenvolveu nos últimos 12 anos. “Desde então várias avanços aconteceram, como a realização das conferências nacionais, que discutiu política permanente para o setor”, explicou. Cappelli destacou que o financiamento também foi ampliado desde então, com a aprovação de leis como a Lei de Incentivo e de iniciativas do governo federal, como o patrocínio de estatais ao esporte brasileiro.

O secretário citou ainda o programa Segundo Tempo, que atende mais de 4 milhões de crianças no Brasil, em parceria com o MEC, além dos núcleos com as Forças Armadas. Cappelli lembrou também as atividades do PELC, que leva jovens, adultos e idosos à prática de atividades físicas, e as possibilidades do programa Atleta da Escola na descoberta de talento esportivo em diversas instituições de ensino no Brasil.

Rafael Brais, de Luanda, Angola
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla