Ministério do Esporte Bruno Fontes ressalta a importância em competir na raia olímpica de 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Bruno Fontes ressalta a importância em competir na raia olímpica de 2016

Foram 15 dias de treinamento nos Estados Unidos. Na volta ao Brasil, mais dez dias em Florianópolis. A dois anos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, chegou a hora de o velejador Bruno Fontes competir e testar, em duas provas, a raia olímpica da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

No Rio, Bruno Fontes espera manter regularidade em competições internacionais (Foto: Fred Hoffmann)No Rio, Bruno Fontes espera manter regularidade em competições internacionais (Foto: Fred Hoffmann)

Bruno Fontes disputa, a partir desta sexta-feira (25), o Campeonato Sudeste da classe laser. Na próxima semana, o desafio será maior. O velejador encara o “Aquece Rio”, evento-teste dos Jogos Olímpicos na Baía de Guanabara. A competição reunirá os melhores velejadores do mundo entre os dias 2 e 9 de agosto.   

Para Fontes, quarto no ranking mundial na classe laser, competir no mesmo local em que as regatas serão disputadas em 2016 é primordial para a adaptação. “A vela é um esporte em que temos que ter muito conhecimento do local de competição, diferente de outros esportes que existe certo padrão. Podemos enfrentar condições diferentes a cada dia de prova. Disputar evento-teste é fundamental para qualquer atleta que está vislumbrando participar das Olimpíadas”, disse.

O velejador considera a condição de velejar na Baía de Guanabara peculiar. “A Baía de Guanabara é um lugar muito técnico, com correntes diferentes e vento característico. Quanto mais tempo você velejar na condição similar a de 2016 será melhor”, completa.

Confiança
A temporada 2014 está sendo especial para o brasileiro. Com regularidade e bons resultados, Bruno vem evoluindo nas provas internacionais e mira manter o desempenho entre os melhores no ranking mundial. “É um ano muito bom para mim. Estou em quarto lugar no ranking mundial. Acabei de voltar de um intercâmbio nos Estados Unidos, além de ter intensificado meus treinamentos em Florianópolis, junto com um velejador porto-riquenho”, diz.  

Na classe laser, um dos seus adversários é o brasileiro Robert Scheidt, atual líder do ranking mundial da classe. Na primeira etapa da Copa do Mundo de Vela, disputada em Miami, Estados Unidos, Bruno Fontes ficou em quinto lugar. Na etapa da Espanha, em Mallorca, o brasileiro terminou em 17º lugar.  Na França, Bruno ficou em 8º na etapa de Hyeres. A principal competição da temporada será no mês de setembro, no Mundial em Santander, na Espanha.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla