Ministério do Esporte Mirando as finais, Brasil conta com seis pilotos no Mundial de BMX na Holanda
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Mirando as finais, Brasil conta com seis pilotos no Mundial de BMX na Holanda

Chegou a hora da maior competição de ciclismo BMX da temporada. Os melhores pilotos do mundo estão em Roterdã, na Holanda, para disputar o Campeonato Mundial da modalidade. A competição deste ano ganha importância ainda maior, pois contará pontos para o ranking do BMX para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O Brasil disputa o Mundial com equipe forte. O país é representado por Renato Rezende, Miguel Dixini, Rogério Reis e Priscilla Carnaval na categoria elite. Na categoria júnior, o país conta com Anderson Ezequiel e Júlia Alves. Com lesão na costela, Bianca Quinalha é o desfalque da delegação nacional.

Renato Rezende é o principal atleta nacional no Mundial da Holanda (Foto: Divulgação/COB)Renato Rezende é o principal atleta nacional no Mundial da Holanda (Foto: Divulgação/COB)

No masculino, serão 105 pilotos na briga pelo pódio. O principal atleta brasileiro na competição é Renato Rezende, que figura entre os dez melhores do ranking mundial. Ele foi nosso representante olímpico em Londres 2012 e neste ano foi quinto na etapa de Berlim da Copa do Mundo, principal resultado nacional da temporada, e prata no Pan-Americano. O brasileiro ficou em quarto lugar na etapa da Argentina da Copa do Mundo em 2013. Outro nome de destaque é Rogério Reis, que levou o bronze no último Pan-Americano da modalidade.

A meta dos brasileiros é chegar à grande final, onde disputam os oito melhores pilotos. O grande destaque da prova masculina é o campeão olímpico, Maris Strombergs, da Lituânia. O americano Connor Fields é o atual líder do ranking mundial e vem com tudo para levar o título mundial.

A equipe brasileira de ciclismo BMX se destacou no início de 2014 ao conquistar medalhas no Internacional de Quito, no Equador, e nos Jogos Sul-Americanos, disputado em Santiago, no Chile.  A modalidade é muito forte na América do Sul e os brasileiros começaram a despontar no cenário regional. A prova masculina nos Jogos Sul-Americanos disputada no Chile é um exemplo. As corridas contaram com a presença de atletas que carregam no currículo medalhas olímpicas e títulos mundiais. No feminino, por exemplo, a campeã da prova ficou com a atual campeã olímpica, a colombiana Mariana Pajon.
Priscilla Carnaval é a única representante na elite feminina (Foto: Layne Nyhaug)Priscilla Carnaval é a única representante na elite feminina (Foto: Layne Nyhaug)
Nos últimos anos, o BMX é uma das disciplinas que mais evoluiu mundialmente no ciclismo. “Estamos investindo e trabalhando com vários projetos direcionados ao BMX que já estão dando bons resultados, além de ajudarem a alavancar cada vez mais a disciplina no Brasil”, destaca o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos.

Na Holanda, a prova feminina será disputada por 40 atletas. Priscilla Carnaval, única representante na categoria elite, é a atual número 20 do ranking mundial e bronze no Campeonato Pan-Americano 2014.  O destaque na prova é a atual campeã olímpica, a colombiana Mariana Pajon. A atleta é a segunda do ranking mundial.

Treinamentos
A preparação para o mundial foi intensa. Com um período de treinamentos no Brasil, os atletas seguiram para intercâmbios internacionais. A aclimatação foi realizada com antecedência, com treinamentos na cidade de Chula Vista, nos Estados Unidos, e Aigle, na Suíça. Na Europa, os pilotos participaram de dez dias de treinamentos no Centro Mundial de Ciclismo (CMC).  

Os brasileiros tiveram oportunidade de se preparar em uma pista com as mesmas características das utilizadas nas principais competições internacionais, que os pilotos encaram nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo. Os atletas buscaram aperfeiçoar a preparação física e técnica por meio de troca de experiência com atletas da elite do circuito mundial.

O BMX é uma das modalidades que faz parte do Plano Brasil Medalhas e tem dois atletas contemplados com a Bolsa-Atleta Pódio, Thaynara Morosini e Renato Rezende. Também como parte do Plano para os Jogos olímpicos, o ciclismo BMX terá em Londrina, no Paraná, a construção de uma pista de nível internacional, com aérea de apoio aos atletas.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla