Ministério do Esporte Mundial Universitário de Rúgbi é chance para promover o esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Mundial Universitário de Rúgbi é chance para promover o esporte

(Foto: Luiz Pires/FOTOJUMP)(Foto: Luiz Pires/FOTOJUMP)O Brasil está prestes a receber mais um evento esportivo mundial, agora, voltado aos atletas universitários. O Campeonato Mundial Universitário de Rúgbi de Sete, que será disputado entre os dias 8 e 10 de agosto, na cidade de São José dos Campos, no interior paulista, vale mais do que medalhas. Será uma oportunidade para atrair o público jovem, angariar novos fãs e, quem sabe, futuros atletas. Assim, os brasileiros terão a chance de ter contato com o esporte que retorna aos Jogos Olímpicos após mais de 90 anos de ausência.

“A realização de competições internacionais de rúgbi ‎no país é de suma importância, tanto para a massificação do esporte quanto para a comunidade local (patrocinadores, clubes, federações, atletas). Trata-se de importante evento para medirmos forças contra outros competidores, bem como mostrarmos a capacidade de organização de eventos internacionais de alto nível”, ressaltou o presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Sami Arap.

Será a segunda vez que o Brasil recebe um evento de nível mundial da modalidade. No último mês de fevereiro, o país foi sede da terceira etapa Circuito Mundial de Rúgbi Feminino (Women's Sevens World Series – WSWS), na Arena Barueri. A competição reuniu as principais equipes de rúgbi feminino, com presença das seleções da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Rússia, Argentina, Holanda, Japão e Brasil.  

O Mundial Universitário é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu, na sigla em inglês), em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). “Importante frisar, todavia, que esse evento pertence e é organizado pela Fisu em parceria com a CBDU. Cabe a nossa Confederação estabelecer parcerias com a CBDU para organização das seleções masculina e feminina de rúgbi de sete, e com o IRB (Federação Internacional) para cooperar nas questões de política local”, explicou Sami.

A Seleção Brasileira Universitária feminina já representou o país em duas edições do mundial, em Portugal 2011 e Rússia 2013. A equipe masculina disputou somente a edição russa. Para 2014, a Seleção feminina iniciará sua preparação com jogos-treino envolvendo atletas da seleção e das equipes nacionais do SPAC, do Pasteur e do Rio Branco.

“A organização do rúgbi universitário é de responsabilidade da CBDU e suas respectivas entidades estaduais. A CBRu coloca à disposição o conhecimento e a expertise na organização de eventos e, especialmente, suas estruturas de desenvolvimento e alto rendimento para massificação e competições”, completou o presidente.

As partidas serão disputadas no Estádio Martins Pereira. No feminino, o grupo A é formado por Brasil, Japão, Bélgica e Marrocos. O grupo B é formado por Grã-Bretanha, França, Canadá e China. No masculino, a seleção nacional está no grupo A, com Taipé Chinês, Argentina e Bélgica. O grupo B é composto por Grã-Bretanha, Namíbia, França, Japão e Canadá.

Próximo alvo
O Brasil está de olho em outra grande competição mundial de rúgbi. No início do mês de julho, a cidade de São Paulo se candidatou como sede de uma etapa da temporada 2015/2016 da Série Mundial de Sete, a principal competição anual de rúgbi de sete masculino. Atualmente com nove etapas, a próxima temporada contará com dez. O Brasil concorre com Argentina, Canadá, Quênia, Cingapura, Alemanha, Holanda e França. A escolha da cidade será feita no mês de outubro.

A seleção da Nova Zelândia de Rúgbi é uma das principais do mundo  na Série Mundial de Sete (Foto: Getty Images)A seleção da Nova Zelândia de Rúgbi é uma das principais do mundo na Série Mundial de Sete (Foto: Getty Images)


Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla