Ministério do Esporte CT de Freestyle inaugurado em São Roque (SP) tem apoio do Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

CT de Freestyle inaugurado em São Roque (SP) tem apoio do Ministério do Esporte

O único Centro de Treinamento de Freestyle da América Latina, localizado numa área de reserva natural em São Roque, São Paulo, é fruto de parceria com o Ski Mountain Park e recebeu apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por meio de recursos destinados pela Lei Agnelo-Piva, e do Ministério do Esporte, por meio de convênio com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Para inaugurar a estrutura, será realizada a primeira edição do Desafio Brasil e Argentina de estilo livre, evento que colocará atletas de diversas modalidades acrobáticas em uma competição por nações. O secretário de Esporte Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, participará do evento, ao lado de outras autoridades. Grandes nomes do snowboard, esqui e wakeboard do Brasil e da Argentina marcarão a inauguração do moderno CT em São Roque. Isabel Clark, Marcos Batista, do Brasil, e Martin Jaureguialzo, da Argentina. A brasileira Josi Santos também participará da competição.



A estrutura moderna, construída nos últimos dois anos, permite grandes possibilidades para crescimento do esqui e do snowboard. “O Ski Mountain Park sempre foi grande parceiro das modalidades de neve. Nesse projeto, não foi diferente e o parque foi fundamental para viabilizar a construção da estrutura que abre novos horizontes para os esquiadores e snowboarders brasileiros”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Despostos de Neve (CBDN), Stefano Arnhold.

Desenhado pelo especialista italiano Roberto Moresi, o Centro de Treinamento de Freestyle da CBDN conta com três pistas artificiais em diferentes inclinações e kickers, que permitem saltos com aterrissagem em colchão inflável AcroBag de 400 m2, de última geração para treinamentos acrobáticos. Além disso, trampolins também poderão ser utilizados para o aprimoramento dos movimentos aéreos dos atletas.

Com o fim do ciclo olímpico de Sochi 2014, a Confederação se volta ao planejamento dos próximos passos. Nesta nova fase, que começa junto com o CT, a CBDN inicia a preparação de longo prazo, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. A estrutura de São Roque é parte importante nesse projeto, que será desenvolvido ao longo de 2014 com estudos científicos e de viabilidade para cada modalidade.

Além dos treinamentos, o local sediará provas em território nacional, uma das ações estratégicas da CBDN para aumentar o interesse dos brasileiros pelas modalidades de neve.

Convênios com o Ministério do Esporte

A CBDN e o Ministério do Esporte firmaram um convênio de R$ 982 mil, aprovado na chamada pública de agosto de 2012, para preparação das seleções brasileiras para Sochi 2014.

Com a verba recebida do Ministério, a CBDN contratou equipe multidisciplinar para as modalidades de esporte na neve. São técnicos para esqui (alpino, esqui livre e snowboard), biatlo e cross-country; e preparadores físicos, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, nutricionista e especialista em ciências do esporte. O técnico norte-americano Ryan Snow é um dos exemplos.

Além de busca e desenvolvimento de talentos, para os treinos de atletas – com membros da equipe multidisciplinar – no exterior, os recursos federais pagam passagens, hospedagem e alimentação. Estão previstos intercâmbio do biatlo no Centro de Treinamento de Val Cartier, no Canadá, assim como o desenvolvimento de um CT das modalidades de endurance – cross-country e biatlo, além de training camps.

Em 2011, o convênio da CBDN com o Ministério do Esporte (R$ 556 mil) visava ao desenvolvimento da área de ciências aplicadas ao esporte, com a contratação de especialistas e formação de equipes multidisciplinares para o período 2011-2014. Também previa estrutura física de local para detecção e desenvolvimento de talentos.

Dos itens discriminados no Projeto Olímpico CBDN, com metas em três áreas (física, técnica e psicológica), constam aluguel de Centros de Treinamento no Exterior e viabilização de local com infraestrutura no País, para treinos adaptados no verão, a partir de modelos da Europa e Estados Unidos; contratação de técnicos, preparadores físicos e psicólogos de esqui (alpino e cross-country), snowboard (estilo livre) e biatlo; além de médico, fisioterapeuta, nutricionista.

Há também a contratação de um especialista em ciência aplicada ao esporte, para monitoramento de dados de testes físicos periódicos e de treinamentos, e melhoria de programas mais adequados aos atletas brasileiros. Um destaque, para a CBDN, é a interface mantida com universidades com relação a essa avaliação e a esse planejamento científico, também para detecção de talentos.

O secretário Ricardo Leyser avalia que os esportes na neve vêm crescendo no país, apesar das dificuldades de desenvolver modalidades de inverno em um país tropical. “O Brasil teve, em Sochi (Rússia), a maior e melhor participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, com destaque para a bela apresentação da patinadora Isadora Williams, única latino-americana na modalidade”. No total, 13 atletas representaram o país em 7 modalidades esportivas. Sobre o centro de treinamento em São Roque, Leyser destaca que “A estruturação das modalidades olímpicas propicia a organização de uma Rede Nacional de Treinamento, com instalações que permitem desde a identificação de talentos até a preparação de ponta com o que existe de mais avançado na medicina, na ciência e na tecnologia do esporte”. Ele lembra que o trabalho dos profissionais contratados pela CBDN nas várias disciplinas já resultou em publicações cientificas e apresentações em congressos internacionais de esportes. “Isso vai inserindo nossos técnicos e cientistas num circuito muito especializado do esporte mundial”.


Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla