Ministério do Esporte Tour da Taça chega aos EUA, e vice-presidente Biden anuncia que vai ao Brasil ver a Copa do Mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Tour da Taça chega aos EUA, e vice-presidente Biden anuncia que vai ao Brasil ver a Copa do Mundo

Taça da Copa do Mundo reúne autoridades no Departamento de Estado Norte-Americano, em Washington (Foto: Paulo Rossi)Taça da Copa do Mundo reúne autoridades no Departamento de Estado Norte-Americano, em Washington (Foto: Paulo Rossi)O tour da taça da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 chegou nesta segunda-feira (14.04) à última escala antes de desembarcar no país anfitrião do Mundial. A capital norte-americana, Washington, recebeu o troféu e cumpriu uma agenda que incluiu a participação do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, e do secretário de Estado, John Kerry. A taça seguirá nesta terça (15.04) para Miami e depois a Atlanta e Los Angeles. Na próxima terça-feira (22.04), o Rio de Janeiro receberá o objeto de desejo das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, a chefe de imprensa da FIFA, Delia Fischer, e o diretor de Comunicação do Comitê Organizador Local (COL), Saint Clair Milese, foram ao Aeroporto de Washington conferir a chegada da taça da Copa do Mundo. Os Estados Unidos são o 90º país visitado pelo troféu no tour patrocinado pela Coca-Cola. “Todos querem saber quem será o capitão que levantará esta taça no dia 13 de julho”, afirmou Luis Fernandes. “Ela é feita não apenas de ouro, mas de paixão e energia.”

No início da tarde, o troféu estrelou um evento batizado pelo governo norte-americano de “Diplomacia Esportiva”, no Departamento de Estado. Com a presença do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e do secretário de Estado, John Kerry, uma platéia de 800 pessoas, incluindo embaixadores do mundo inteiro e os ex-jogadores da Seleção Norte-Americana Cobi Jones e Julie Foudy, prestigiou a exposição da taça.

John Kerry lembrou que praticou o futebol quando era universitário, na década de 1960, e destacou, arranhando o português, como o Brasil faz o “jogo bonito”. O secretário de Estado disse ter se emocionado ao bater bola com crianças em países como Afeganistão e Sudão. “Poucas coisas representam tão bem o espírito de integração como o futebol.”

Joe Biden afirmou que o neto e a neta praticam “soccer” – como o futebol é chamado nos EUA – e revelou que pretende assistir a um jogo da Copa no Brasil, provavelmente EUA x Gana, em 16 de junho, na cidade de Natal. Segundo ele, nada se compara a uma final de Copa do Mundo: “Temos nos Estados Unidos o Superbowl, que é a final do futebol americano, a World Series, decisão da liga de beisebol, e o playoff da NBA, mas a paixão e o êxtase que o futebol provoca no mundo inteiro são insuperáveis”.

A agenda da taça da Copa em Washington foi encerrada à noite, em evento na residência do embaixador brasileiro na capital norte-americana, Mauro Vieira. Na manhã desta terça-feira (15.04), o troféu chega ao Aeroporto de Miami, onde haverá uma coletiva de imprensa.

Paulo Rossi, de Washington
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla