Ministério do Esporte Prazo para concluir o treinamento virtual vai até sexta-feira (18)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Prazo para concluir o treinamento virtual vai até sexta-feira (18)


O treinamento virtual do Brasil Voluntário está próximo de ser finalizado. Os participantes selecionados têm até sexta-feira (18.04) para concluir os módulos temáticos e de idiomas.

O primeiro módulo oferecido, e obrigatório para a sequência temática, é a Ambientação. Além de entender como funciona a plataforma de ensino a distância, o participante conhece a história do voluntariado no Brasil e aprende um pouco mais sobre o que é ser voluntário. O conteúdo foi construído em conjunto com o Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP).

Após a Ambientação, o participante pode iniciar os módulos temáticos: segurança e primeiros socorros; história do futebol e megaeventos; meio ambiente e sustentabilidade; e hospitalidade e turismo.

O módulo de “segurança e primeiros socorros” foi desenvolvido e coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ele prepara os candidatos para agirem bem em situações de emergência, como casos que exigem conhecimentos e técnicas necessárias à prevenção de riscos e outras situações emergenciais.

Em “história do futebol e megaeventos”, o participante desenvolve competências básicas relacionadas à atuação em um megaevento. O módulo fornece, ainda, informações que transmitam aos participantes uma cultura geral sobre o esporte e o futebol.

O curso “meio ambiente e sustentabilidade” prepara os futuros voluntários a orientar adequadamente o visitante sobre os locais que deve encontrar em seu itinerário ao longo dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.  O conteúdo levanta questões como biomas brasileiros, clima e áreas de proteção ambiental.

Já em “hospitalidade e turismo”, o participante compreende o que é hospitalidade e como o voluntário poderá contribuir na recepção aos visitantes. Ainda, é abordado o “turismo responsável”, onde são apresentadas suas características e as temáticas de acessibilidade e prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo.

Nos módulos de idiomas, os convocados têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em até quatro línguas estrangeiras: inglês, francês, espanhol ou italiano. Os módulos estão disponíveis apenas para quem indicou, no cadastro, algum nível de conhecimento em um destes idiomas. O objetivo destes cursos é aprofundar os conhecimentos e o vocabulário dos participantes, com conteúdos voltados para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Treinamento
A capacitação a distância, iniciada em 12 de março, é estruturada e coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 17 universidades públicas e centros de voluntariado.

Para iniciar o treinamento virtual é necessário ter recebido no e-mail cadastrado uma senha de acesso. Ao acessar o portal do Brasil Voluntário, basta clicar no campo “capacitação virtual”, à direita da página, e informar o número do CPF indicado no cadastro e a senha enviada por e-mail.

Leonardo Dalla, Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla