Ministério do Esporte Equipe Orcampi/Unimed leva tricampeonato Brasileiro Caixa de Juvenis Interclubes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Equipe Orcampi/Unimed leva tricampeonato Brasileiro Caixa de Juvenis Interclubes

Nova geração do atletismo brasileiro de olho no Mundial Juvenil nos Estados Unidos (Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)Nova geração do atletismo brasileiro de olho no Mundial Juvenil nos Estados Unidos (Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)

A Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, recebeu neste fim de semana o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes, para atletas da categoria até 19 anos. Com quebras de recordes nacionais e classificação para disputar o Campeonato Mundial de Juvenis, em julho nos Estados Unidos, a quinta edição do torneio reuniu 665 atletas, de 99 clubes. O título da competição ficou com o clube paulista Orcampi/Unimed, que garantiu o terceiro título consecutivo.  

A equipe de Campinas somou 165 pontos na classificação geral final — 21 a mais do que a do Centro Olímpico (SP), que foi a vice-campeã. O IEMA (SP) terminou em terceiro lugar, com 136 pontos, seguido de CRIA Lavras (MG), com 92; e do GR Barueri (SP), com 89 pontos. Orcampi/Unimed foi a campeã na classificação masculina, com 131 pontos, enquanto o título feminino ficou com o Centro Olímpico, com 124.

Os destaques da competição ficaram com Valdivino Vinícius Santos (Atlética Jaboticabal-SP) e com a Izabela Rodrigues (BM&FBovespa). Eles foram eleitos pela comissão designada pelos treinadores como os melhores atletas da prova.  

Valdivino e Izabela conquistaram as medalhas de ouro nas provas do arremesso do peso e lançamento do disco, respectivamente, e estão qualificados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Juvenis, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, no próximo mês de julho.

Novos recordes
Na sexta e última etapa da competição, cinco novos recordes do Campeonato Brasileiro foram superados. Um dos destaques foi Bruno Valério (Brasil FC/Fupes-SP), que venceu o salto triplo, com a marca de 16,09m (1.9), superando pela quarta vez este ano o índice para o Mundial (15,66m). O recorde anterior da competição era de Jonathan Henrique Silva, com 16,05m, desde 2010.

Nova geração do atletismo brasileiro de olho no Mundial Juvenil nos Estados Unidos (Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)Nova geração do atletismo brasileiro de olho no Mundial Juvenil nos Estados Unidos (Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)


“Senti uma dorzinha na coxa e dei apenas três saltos para não correr risco de sofrer uma lesão. Saltei 16,09m na segunda tentativa e resolvi esperar o resultado final. Ainda bem que tudo deu certo”, comentou o atleta, que treina no Centro de Excelência do Ibirapuera.

Bruno está qualificado para Eugene também para o salto em distância, prova em que ganhou a medalha de prata no sábado (12). “Vou descansar agora um pouco e reiniciar depois a preparação para o Mundial, que é o grande objetivo”, concluiu o atleta, treinado por Nélio e Tânia Moura.

Os outros quatro recordes foram batidos no lançamento do dardo feminino, no salto em altura masculino, nos 1.500m masculino e no revezamento 4 x 100m feminino.

Arena Caixa

A instalação esportiva é resultado da parceria entre o município e o governo federal, por meio de convênio com o Ministério do Esporte, e compõe um dos mais importantes legados de infraestrutura dos Jogos Olímpicos de 2016 para o esporte brasileiro. O Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, conjunto de equipamentos esportivos que o governo federal está estruturando para alinhar a política nacional de esporte para a modalidade, e está selecionado para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 

Fonte: CBAt
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla