Ministério do Esporte Atleta na Escola supera meta de adesão e chega a todos os estados brasileiros
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Atleta na Escola supera meta de adesão e chega a todos os estados brasileiros

Os ministérios do Esporte e da Educação apresentaram aos coordenadores estaduais do programa Atleta na Escola, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal os resultados do programa em 2013, e as metas para ampliação em 2014. A adesão ao programa Atleta na Escola foi considerada positiva, isso por que os resultados esperados superaram a meta prevista, em função da boa aceitação das escolas. O objetivo era alcançar 20 mil escolas, mas a adesão ultrapassou esse número e chegou a 23 mil.
Reunião de apresentação dos resultados do Atleta na Escola (Foto: Francisco Medeiros/ME)Reunião de apresentação dos resultados do Atleta na Escola (Foto: Francisco Medeiros/ME)
“Para este ano, a proposta é que o Atleta na Escola chegue a 40 mil escolas, contemplando alunos nas modalidades de atletismo, judô, voleibol e mais dez modalidades paraolímpicas, que passaram a fazer parte do programa este ano”, afirmou coordenador do programa no Ministério do Esporte, André Arantes. 

Com a adesão dos 26 estados e do DF, e de 82% dos municípios brasileiros ao Atleta na Escola, a competição nacional, dos Jogos Escolares da Juventude 2013, recebeu 83 atletas escolares oriundos da primeira etapa do programa, ou seja, da etapa escolar. Desses, 23 chegaram à final e sete conseguiram subir ao pódio. A meta para este ano é aumentar a presença dos atletas escolares que participaram da primeira etapa do programa e chegaram às finais da etapa nacional.

“A percepção do governo federal mostra que as competições escolares já existem há anos, e que  a etapa escolar nunca fez parte do processo de classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares, e esse fato afastou a participação de grande número de interessados. Para corrigir esta falha e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, é fundamental garantir assim o dever constitucional do direito universal e a prática do esporte. O MEC e o ME decidiram pela proposição e financiamento da etapa escolar e pelo apoio supletivo para as etapas classificatórias seguintes”.

No site do Atleta na Escola 2014 o fluxograma das competições dos Jogos Escolares mostra a trajetória dos alunos, que começam a disputa pela etapa escolar, financiada pelo programa Atleta na Escola e organizada pelas próprias escolas. A segunda etapa, a municipal, é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e ou Educação, e conta com recursos disponibilizados pela Lei nº 12.395 de 2011.

A terceira etapa – estadual/regional - é organizada pelas Secretarias de Estado de Esporte e ou Educação, e utiliza também os recursos da lei nº 12.395/2011 e do programa Atleta na Escola. A última etapa, a nacional, é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Conheça os atletas do Atleta na Escola que conquistaram medalhas nos Jogos da Juventude em 2013:

FAIXA ETÁRIA – 12 a 14 anos
Classificação Nome Prova Escola UF
Eberson Matucari Silva 75 m Escola Estadual Deputado Dormevil Faria MT
Eberson Matucari Silva Salto em distância Escola Estadual Deputado Dormevil Faria MT
Gabriela Silva Mourrão 75 m Escola Municipal  Silveira Sampaio RJ
Ana Silva 1000m Escola Estadual 29 de junho MT

 

FAIXA ETÁRIA - 15 a 17 anos
Classificação Nome Prova Escola UF
Derick de Souza Silva 100m Silveira Sampaio RJ
Joana Dark Rodrigues Carvalho 3000m Complexo 09 GO
Jean Carlos Barbosa Salto em distância Professor João Widemann SC
Lucas da Silva Santos 100m Professor Oswaldo Santos SP


Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla