Ministério do Esporte Rodada de reuniões operacionais para a Copa do Mundo começou por Brasília nesta terça
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Rodada de reuniões operacionais para a Copa do Mundo começou por Brasília nesta terça

Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino MenezesO primeiro encontro da série de reuniões para detalhamentos de planos operacionais em cidades que receberam jogos da Copa das Confederações de 2013 está sendo realizado nesta terça-feira (01.04) no auditório do subsolo do Estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. Representantes de diversas áreas do Governo Federal, do Governo do Distrito Federal e do Comitê Organizador Local (COL) se encontraram para a execução das medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.

Na abertura do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou que a Copa já é um projeto vitorioso em Brasília. “O Estádio Nacinal deve ser celebrado como um êxito, uma vitória de todos que reconhecem Brasília como capital de todos os brasileiros – não apenas daqueles que moram no litoral. Assim como foi na Copa das Confederações, temos a certeza que todos os jogos da Copa a serem realizados aqui serão coroados de pleno sucesso”, afirmou o ministro.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acrescentou que a cidade está passando por um ciclo de desenvolvimento social e econômico impulsionado pela Copa do Mundo. “Os invesimentos que a cidade está recebendo nesse período são gigantescos: mobilidade urbana, aeroporto, o estádio. A Copa já significou milhares de empregos e, como teremos sete jogos aqui, haverá movimentação na cidade durante todos os dias do torneio”, disse Agnelo.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reforçou a importância da reunião de planos operacionais para o bom andamento dos eventos esportivos em cada cidade. “Realizamos reuniões como essa na época da Copa das Confederações, em 2013, e elas foram decisivas para o sucesso da competição. Para a Copa, teremos desafios adicionais, e o mais importante é realizar essa integração entre todas as áreas”, afirmou Fernandes.

O CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, também falou sobre a junção dos esforços para a reta final antes do Mundial. “A Copa está muito próxima. São pouco mais de 70 dias para o início. E, para este encontro de hoje, a palavra-chave é integração”, disse Trade. "Como Brasília só recebeu uma partida na Copa das Confederações em 2013, planejamos mais um evento-teste no estádio para ajuste da operação", acrescentou Trade. O secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Claudio Monteiro, anunciou que o teste será no jogo entre Goiás e Botafogo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, no dia 18 de maio.

Depois de Brasília, os encontros ocorrerão em Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04), Recife (09.04) e Salvador (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal (30.01), São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.

Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla