Ministério do Esporte Arena Caixa de Atletismo é inaugurada em São Bernardo do Campo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Arena Caixa de Atletismo é inaugurada em São Bernardo do Campo

O ministro do Esporte Aldo Rebelo, com Hugo Hoyama e Maurren Maggi, na inauguração da Arena Caixa (Foto: Francisco Medeiros/ME)O ministro do Esporte Aldo Rebelo, com Hugo Hoyama e Maurren Maggi, na inauguração da Arena Caixa (Foto: Francisco Medeiros/ME)

Um dos mais modernos complexos esportivos da América Latina, a Arena Caixa – Centro de Atletismo Prof. Oswaldo Terra foi inaugurada na manhã deste sábado (29.03), em São Bernardo do Campo (SP). Localizado na Vila do Tanque e com quase 30 mil m² de área construída, o espaço será destinado ao treinamento tanto de atletas e paratletas profissionais da Seleção Brasileira quanto de novos talentos da modalidade. Além disso, será um dos mais importantes legados de infraestrutura deixados pelos Jogos do Rio 2016 para o esporte no país.

Para isso, o centro conta com uma estrutura de alto nível, qualificada até mesmo para receber competições internacionais. A pista de atletismo recebeu a certificação nível 1 da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e tem iluminação, arquibancada coberta com capacidade para 1.500 pessoas e áreas para treinamento e para a imprensa. Ao lado, um prédio de três andares abriga áreas de aquecimento e diversas salas de apoio.


“O Brasil inteiro e São Bernardo do Campo já participam do legado olímpico com esses equipamentos que estamos inaugurando hoje, além do centro de handebol, que será concluído neste ano, e do centro de ginástica, que teremos aqui na vizinhança”, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante a cerimônia de inauguração. “Teremos milhares de crianças, adolescentes e jovens participando deste complexo e se integrando ao esporte escolar, de lazer e de alto rendimento no mesmo espaço”, destacou.


A Arena Caixa é resultado de investimentos de uma parceria entre o município de São Bernardo e o governo federal, por meio de convênio com o Ministério do Esporte. Assim, o aporte de R$ 32,5 milhões em obras e equipagem foi dividido entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte. Além disso, a Caixa Econômica irá fornecer os materiais e ajudar no apoio aos atletas que treinarão na arena.

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)


A inauguração contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, do diretor de marketing e comunicação da Caixa Econômica Federal, Clauir Santos, e do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Toninho Fernandes.

“Este estádio não é simplesmente para nossos atletas já formados e campeões, mas será também o espaço para a preparação de novos atletas e para a formação de cidadãos”, ressaltou o prefeito Luiz Marinho. No local, há uma escola com 5.200 alunos que poderão usufruir da nova estrutura.

Para o secretário Nacional de Esporte de Alto Eendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, essas crianças proporcionarão um momento ainda mais emocionante para a Arena Caixa do que o da inauguração. “O dia mais marcante deste centro será quando a primeira criança desta comunidade for a uma Olimpíada ou a um Mundial e trouxer um grande resultado. Quando isso acontecer, será o dia em que estaremos mais orgulhosos do que estamos fazendo hoje aqui. Tenho certeza de que, em breve, teremos esse momento, com o nosso hino tocando e a nossa bandeira subindo”, afirmou.

Presente na cerimônia, a campeã olímpica Maurren Maggi, ouro no salto em distância nos Jogos de Pequim-2008, também acredita que o local renderá bons resultados para o futuro da modalidade. “Com certeza vai gerar frutos porque é uma estrutura ótima e a criançada está comparecendo”, avaliou. “Fiquei emocionada quando cheguei. Não sabia que era tão lindo. Comparando com o mercado olímpico, até mesmo internacional, a pista está maravilhosa. Teremos grandes atletas competindo aqui e, sem dúvida nenhuma, é um legado olímpico para 2016”, acrescentou. A atleta, que segue em preparação, espera realizar treinos e competições no novo centro, especialmente em dias de mais frio, quando poderá aproveitar a estrutura da pista indoor.

Nascido em São Bernardo, o atleta olímpico do tênis de mesa Hugo Hoyama também esteve presente para conferir o novo espaço. “Tenho certeza de que sairão vários campeões mundiais e olímpicos deste trabalho. Faltavam melhores condições aqui na cidade para o atleta treinar, pegar experiência e, assim, defender o Brasil”, analisou. “O mais importante de realizar os Jogos Olímpicos no Brasil é deixar esse legado, não só no Rio, mas nas cidades que terão seus atletas participando e que precisam treinar. Aqui será um ponto de referência muito grande e muito importante para o país”, opinou.

Rede Nacional de Treinamento
O Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integra uma série de obras que o governo federal realiza para assegurar o acesso ao esporte nas cidades de maneira estruturada e organizada. “O Brasil está sabendo aproveitar o momento único criado com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil. O país está aproveitando este momento para construir uma estrutura esportiva de altíssimo nível para seus atletas e para a população”, completou Ricardo Leyser.

Dessa maneira, a arena integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, conjunto de equipamentos esportivos que o governo federal está estruturando como parte do legado olímpico para a modalidade. O local está também selecionado para a aclimatação de delegações para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A Rede Nacional de Treinamento, criada pela Lei nº 12.395, de março de 2011, irá interligar instalações esportivas já existentes ou em construção pelo país, com estruturas de diversas modalidades. Assim, será possível detectar e formar atletas com foco nas modalidades olímpicas e paraolímpicas. Esse processo teve início com o atletismo, que está ganhando diversas pistas e centros de treinamento pelo país.

Fazem parte da composição da Rede os 285 Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), que estão sendo construídos pelo governo federal em 263 municípios, as arenas construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e as novas instalações que estão sendo erguidas para os Jogos do Rio 2016, que formarão o Centro Olímpico de Treinamento (COT), na Barra da Tijuca e em Deodoro.

Oswaldo Terra
Homenageado com o Centro de Atletismo, Oswaldo Terra nasceu em 1943, em Arceburgo (Minas Gerais), e foi um dos grandes nomes de São Bernardo e região no incentivo ao esporte. Ao longo de mais de 20 anos, atuou nas prefeituras de Diadema, São José dos Campos, Mauá e São Bernardo, onde trabalhou como diretor de Esportes entre 1989 e 1991, e como secretário de Educação em 1992. Foi também no município que viveu durante 38 anos, conheceu a esposa, Dalva Sueli Demarchi Silva, e criou seus quatro filhos.

Oswaldo Terra morreu em 7 de abril de 2009, aos 66 anos.

Ana Cláudia Felizola – Portal Brasil 2016, de São Bernardo do Campo (SP)
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla