Ministério do Esporte Centro de Atletismo de São Bernardo é um dos mais modernos da América Latina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Centro de Atletismo de São Bernardo é um dos mais modernos da América Latina

A Prefeitura, o Ministério do Esporte, a Caixa Econômica Federal e a Confederação Brasileira de Atletismo inauguraram neste sábado (29) a Arena Caixa - Centro de Atletismo de São Bernardo do Campo, que vai receber o nome de Oswaldo Terra. O equipamento esportivo localizado na Vila do Tanque, em área que fazia parte do antigo Volkswagen Clube, é um dos mais modernos da América Latina e vai atender atletas profissionais e também aqueles que começam a dar os primeiros passos no atletismo.

A conquista é resultado da parceria entre o município e o governo federal, por meio de convênio com o Ministério do Esporte, e compõe um dos mais importantes legados de infraestrutura dos Jogos Olímpicos de 2016 para o esporte brasileiro. O Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, conjunto de equipamentos esportivos que o governo federal está estruturando para alinhar a política nacional de esporte para a modalidade, e está selecionado para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Primeira prova na Arena Caixa em Sao Bernardo do Campo(Foto: Francisco Medeiros/ME)Primeira prova na Arena Caixa em Sao Bernardo do Campo(Foto: Francisco Medeiros/ME)

Com quase 30 mil m² de área construída, é um espaço altamente qualificado para treinamento de atletas e paratletas do município e das seleções brasileiras, dotado de toda a infraestrutura necessária para receber competições nacionais e internacionais. O investimento em obras e equipagem – R$ 32,5 milhões – foi dividido entre prefeitura e Ministério do Esporte. A Caixa vai fornecer materiais, ajudar no custeio e apoiar atletas que treinarão no local.

“Quanto mais centros de treinamentos tivermos espalhados pelo País, melhor será. Um equipamento desses melhora o rendimento e auxilia muito na descoberta de novos atletas. O Estádio de Atletismo possibilita a concentração de atletas na região. Quando se tem competidores reunidos em um só local, com certeza isso faz uma diferença enorme. O competidor é capaz de evoluir muito mais rápido e, inclusive, mudar sua história dentro do atletismo. Eu mesmo vou treinar no Estádio de Atletismo sempre que for convocado pela Seleção Brasileira”, afirma Mauro Vinícius, o Duda, bicampeão mundial do salto em distância indoor e o principal nome da modalidade no Brasil atualmente.

A pista, certificada como nível 1 pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês), possui iluminação, áreas para treinamento e imprensa e arquibancada coberta para 1.500 pessoas. Ao lado foi construído prédio de três andares com áreas para treinamento e aquecimento cobertas e diversas salas de apoio.

O centro irá atender no início das atividades aproximadamente duas mil pessoas diretamente (crianças, adolescentes e adultos), de 7 a 29 anos, residentes em toda a cidade, além de atletas oriundos de outras regiões do País, integrantes de seleções brasileiras em cada uma das categorias esportivas da modalidade.

“Toda iniciativa em prol do esporte é bem-vinda, especialmente do atletismo, que está tão carente de pistas para treinos no Brasil. São Bernardo sempre teve grandes atletas amadores e profissionais. O Centro de Atletismo será grande oportunidade para o desenvolvimento do esporte na cidade. Tinha que ter um equipamento desses em cada uma das cidades mais importantes de São Paulo. O atletismo brasileiro precisa de mais estrutura. Se me convidarem para treinar em São Bernardo, com certeza vou aceitar”, disse Maureen Maggi, 37 anos. Ela se tornou o maior nome da história do atletismo feminino do Brasil ao ganhar a medalha de ouro na prova de salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, saltando 7,04 metros.

Oswaldo Terra
Nascido em Arceburgo, em Minas Gerais, Oswaldo Terra da Silva nasceu em 1943 e teve grande importância no incentivo ao esporte em São Bernardo e na região. Em mais de 20 anos de atuação na administração pública, trabalhou nas prefeituras de Diadema, São José dos Campos, Mauá e São Bernardo, onde atuou como diretor de Esportes entre 1989 e 1991, e como secretário de Educação, em 1992.

Em 2008, em reconhecimento público de suas contribuições sociais para a região, recebeu homenagem da Câmara Municipal com o título de Cidadão São Bernardense.

Viveu 38 anos em São Bernardo, onde conheceu sua esposa, Dalva Sueli Demarchi Silva, e criou seus quatro filhos, Vinícius, Janaína, Helder e Ulisses. Oswaldo Terra morreu no dia 7 de abril de 2009, aos 66 anos.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla