Ministério do Esporte COL divulga datas previstas para eventos-teste oficiais da Copa 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

COL divulga datas previstas para eventos-teste oficiais da Copa 2014

O Comitê Organizador Local (COL) divulgou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27.03) no Maracanã, no Rio de Janeiro, as datas previstas para os eventos-teste oficiais para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Os jogos serão realizados nas seis arenas que não receberam os jogos da Copa das Confederações em 2013, além de Brasília, que sediou apenas a abertura do torneio do ano passado.

O primeiro evento-teste oficial está agendado para a próxima quinta-feira (03.04), na Arena da Amazônia, em Manaus. De acordo com o diretor executivo do COL, Ricardo Trade, a operação na partida entre Resende (RJ) e Vasco (RJ), válida pela Copa do Brasil, será similar à da Copa do Mundo em aspectos de segurança, competição (preparação do gramado e gandulas), transporte, trabalho dos voluntários, limpeza, serviço aos espectadores e tecnologia. “Os eventos-teste são promovidos pelas sedes. O COL não tem responsabilidade na venda de ingressos e no credenciamento”, ressaltou Trade. Trade, CEO do COL: aspectos de segurança, gramado, transporte e voluntários serão avaliados (Foto: Buda Mendes/FIFA/Getty Images)Trade, CEO do COL: aspectos de segurança, gramado, transporte e voluntários serão avaliados (Foto: Buda Mendes/FIFA/Getty Images)

Em 26 de abril, a Arena Pantanal, em Cuiabá, receberá seu evento-teste oficial: Luverdense (MT) e Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o gramado será inaugurado antes, em 2 de abril, diante de 20 mil torcedores. “Os estádios estão recebendo atenção grande por parte do governo federal. Dos três ainda não entregues – Arena Corinthians, Arena Pantanal e Arena da Baixada - dois têm testes confirmados. No dia 2, haverá Mixto e Santos, na Arena Pantanal, pela Copa do Brasil. E, no próximo sábado (29.03), haverá amistoso em Curitiba, na Arena da Baixada”, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O amistoso da Arena da Baixada citado pelo ministro será entre Atlético- PR e J. Malucelli, para um público de 10 mil pessoas. O evento-teste oficial da arena paranaense está previsto para meados de maio, ainda sem definição do confronto. Também estão agendados os seguintes jogos como eventos-teste oficiais: América/RN e ABC, em 3 de maio, na Arena das Dunas (Natal), pela Série B do Brasileirão; Internacional e Atlético-PR, em 10 de maio, no Beira-Rio (Porto Alegre), pela série A, e Corinthians e Figueirense (SC), no dia 17 de maio, também pela série A do Brasileirão, na Arena Corinthians (São Paulo). “Vamos fazer também um evento-teste em Brasília e pretendemos realizar um a mais em Manaus e em Cuiabá”, disse Ricardo Trade.

Estruturas temporárias
Necessárias para a instalação de equipamentos de transmissão e para a montagem das áreas de hospitalidade e de imprensa, as estruturas temporárias foram tema constante na coletiva de imprensa desta quinta. De acordo com o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, a solução para o financiamento delas já foi encontrada em Porto Alegre e a resolução está encaminhada em São Paulo.

“Em Porto Alegre, o marco foi dado com a votação do projeto de incentivo fiscal na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que permitiu uma solução que garanta ao Internacional os recursos necessários para arcar com o compromisso das estruturas temporárias. Em São Paulo, ainda não está finalizada essa solução, mas estou confiante de que resolveremos em breve”, afirmou o secretario executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.

Fernandes e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, enfatizaram que a decisão de confirmar Curitiba como sede, em 18 de fevereiro, foi correta. "Manter Curitiba foi uma decisão acertada. Estão trabalhando muito bem, dentro do cronograma. Fizemos o certo”, disse Valcke.

Fonte: Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla