Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                           

Ministro do Esporte visita centros que receberão México, Costa Rica e Bósnia durante a Copa

Aldo Reblo visita às obras do Estádio Municipal Antonio Fernandes, em Guarujá, que receberá a Seleção da Bósnia (Foto: Paulino Menezes)O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou nesta sexta-feira (14.03) três Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) que serão utilizados durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no litoral do estado de São Paulo. Em Guarujá, que receberá a Seleção da Bósnia-Herzegovina, o ministro conheceu as instalações do Estádio Municipal Antonio Fernandes. Em Santos, fez uma visita às estruturas do Santos Futebol Clube, que terá o CT Rei Pelé e a Vila Belmiro como sedes de treinamentos de México e Costa Rica respectivamente.

A agenda faz parte de uma série de visitas do ministro do Esporte aos locais que receberão as seleções classificadas para a Copa do Mundo. Os Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, ambos localizados próximos a um aeroporto. A instalação deve ter pelo menos um campo em excelentes condições, construído de acordo com os parâmetros internacionais estabelecidos pela FIFA.

“Os Centros de Treinamento serão responsáveis pela primeira e mais profunda e duradoura impressão que os países terão do Brasil”, destacou o ministro Aldo Rebelo.

Para receber a Bósnia-Herzegovina, o complexo esportivo do Estádio Municipal Antonio Fernandescontará com uma nova arquibancada; gramado nos padrões da FIFA; instalação de escritório e cabines para a imprensa; novos vestiários, salas de musculação e de fisioterapia; piscina e banheiras de hidromassagem; salas de apoio; acessos para deficientes em todos os setores do estádio, o que inclui a construção de elevador. O CT faz parte do programa de Nacionalização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Ministério do Esporte e recebeu R$ 4,5 milhões em recursos federais. As obras do estádio estão dentro do cronograma para a Copa do Mundo.

Para Aldo Rebelo, o estádio será um importante legado para a população do Guarujá. “As obras correspondem às expectativas e a Seleção da Bósnia vai encontrar o melhor ambiente por aqui, com conforto, segurança e tranquilidade”, disse Rebelo. “E após a Copa, esse equipamento será utilizado por moradores da cidade, principalmente os mais pobres, e também credenciará Guarujá como uma referência para receber eventos internacionais”, afirmou.

A prefeita de Guarujá, Antonieta de Brito, afirmou aos jornalistas que as obras do estádio estarão prontas no final de março e salientou a oportunidade de participar do Mundial de futebol. “A Copa está gerando desenvolvimento econômico do nosso município. Isso só foi possível porque nós acreditamos que era viável e tivemos apoio do governo federal”, explicou, citando que os equipamentos de ginástica e fisioterapia serão adquiridos pelo convênio com o Ministério do Esporte.

Santos
À tarde, em Santos, Aldo Rebelo conheceu as dependências do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) e o CT Rei Pelé, do Santos Futebol Clube. A Vila Belmiro, que será sede de treinamento da Seleção da Costa Rica, foi construída em 1916 e tem capacidade atual para aproximadamente 17 mil torcedores. O estádio conta com sistema de drenagem e irrigação controlado por computador, o que proporciona perfeitas condições de jogo com qualquer tempo. O ministro visitou o Memorial das Conquistas, passou pelo vestiário, sala de imprensa e pelo gramado. Para ele, as estruturas estão prontas para receber a Seleção da Costa Rica, os jornalistas estrangeiros, os torcedores e turistas que participarão da Copa. “Aqui está tudo pronto para receber não só os jogadores, como todos que vierem acompanhar os treinos das seleções, incluindo os torcedores e os jornalistas credenciados e não-credenciados”, afirmou.

 

A Vila Belmiro, estádio do Santos, será o local de treinamento da Costa Rica (Foto: Paulino Menezes)



No Centro de Treinamento Rei Pelé, o ministro do Esporte visitou parte dos 40 mil metros quadrado do local, que conta com três campos (dois de grama natural e um sintético), unidade de saúde e um centro de excelência em prevenção e recuperação de atletas de futebol (Cepraf), com sala de atendimento médico, piscina para recuperação física e fisioterápica, sala de musculação, sala de massagem. O complexo inclui o Hotel Recanto dos Alvinegros, composto de 28 suítes, com televisão a cabo, pontos de internet, ar condicionado e frigobar, além de salão de jogos, auditório e refeitório. “A tradição do Santos Futebol Clube pesou nas escolhas das seleções pela cidade. Muitas cidades que se candidataram não receberão seleções e Santos terá duas. Com isso, os dois equipamentos estarão ainda mais consolidados como referências para o mundo”, apostou o ministro.

“Tivemos as visitas de 12 seleções interessadas em ficar aqui e fechamos com Costa Rica e México. Só enxergo oportunidades na Copa do Mundo”, comemorou o prefeito de Santos, Paulo Barbosa.

O presidente do Santos Futebol Clube, Odílio Rodrigues, destacou a importância para o Santos FC participar do maior evento esportivo do mundo, ao qual, segundo ele, o time de Vila Belmiro está intimamente ligado. “O Santos já cedeu muitos jogadores para a Seleção, teve muitos campeões mundiais. Falar em Copa do Mundo e futebol é falar em Santos Futebol Clube. Não poderíamos ficar de fora”, disse.

Como contrapartida por receber as seleções, o Santos está negociando um intertemporada no México durante a Copa do Mundo e futuros amistosos com a seleção da Costa Rica.

Rafael Brais, de Guarujá e Santos
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla