Ministério do Esporte Martine Grael e Kahena Kunze terminam 2013 como líderes do ranking mundial da classe 49erFX
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Martine Grael e Kahena Kunze terminam 2013 como líderes do ranking mundial da classe 49erFX

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A dupla de velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze assumiu a liderança do ranking mundial da classe 49erFX na última classificação do ano divulgada pela Federação Internacional de Vela (Isaf, na sigla em inglês). Com 911 pontos, Martine e Kahena subiram uma posição e ultrapassaram as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, com 787 pontos. Com esse resultado, a dupla fluminense coroa a vitoriosa temporada de 2013, a primeira da classe 49erFX. As atletas receberam no início do mês os certificados do programa Bolsa Atleta Pódio, que faz parte do Plano Brasil Medalhas.

Veja mais:

Com 17 medalhas olímpicas, vela brasileira recebe a Bolsa Pódio
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

"O ano de 2013 foi excelente para nós de ponta a ponta. Abrimos com uma vitória no nosso primeiro evento em Miami e encerramos como vices no Mundial. Estou muito contente com a nossa evolução ao longo do ano, da nossa parceria que deu tão certo e de ter encontrado um técnico que a cada dia só tem nos acrescentado. Acredito que o ano que vem será mais difícil. Novas duplas surgirão afiadas e evoluindo a cada temporada. Mas estamos animadas para seguir treinando e fazendo o que gostamos, que é velejar", disse Kahena Kunze.

Para completar o ano com bons ventos, Martine e Kahena fecharam patrocínio com a BG Brasil. O investimento da companhia de óleo e gás será realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e contemplará o aprimoramento técnico das atletas dentro o Plano Brasil Medalhas 2016, do Ministério do Esporte. A compra de equipamentos, clínica de treinamentos, preparação física e participação em campeonatos internacionais fazem parte do investimento.

Martine e Kahena começaram o ano conquistando a Campeonato Norte-Americano de 49erFX e logo depois a Miami OCR, competição válida pela segunda etapa da Copa do Mundo de Vela. Em julho, a dupla foi vice-campeã do Campeonato Europeu de 49erFX e em setembro conquistou o título mais importante da temporada, o vice-campeonato mundial em Marseille, na França. Em novembro a dupla foi ainda campeã Sul-Americana, em Florianópolis.

"Nossos planos para 2014 são bem positivos. Vai ser um ano muito forte para gente, acredito que o mais puxado do ciclo olímpico, com muito treino e competição. Estamos no preparando para começar o ano bem fisicamente e tecnicamente e isso nos deixa bastante otimistas porque estar bem preparada ajuda", contou Martine Grael. "Além dos resultados, a grande surpresa desse ano foi o nosso técnico, o espanhol Javier Torres. A entrada dele no nosso time acrescentou muito porque ele é muito bom tecnicamente. Estamos muito felizes com a nossa relação e ficarem com ele até 2016", completou.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla