Ministério do Esporte Bolsista leva título mundial inédito para o caratê brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Bolsista leva título mundial inédito para o caratê brasileiro

(Foto: Geraldo De Paula) (Foto: Geraldo De Paula)

O caratê brasileiro alcançou um feito inédito na última sexta-feira (08.11). O brasileiro Breno Mateus de Souza, na classe júnior, ficou com a medalha de ouro no 8º Campeonato Mundial Cadete, Júnior e Sub-21 da modalidade, em Guadalajara, na Espanha. O atleta é beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

A competição contou com 1.335 caratecas de cem países disputando medalhas em 31 categorias. Breno Mateus foi o representante brasileiro na categoria kumite (luta) do individual júnior até 61kg. Na categoria, disputaram a medalha de ouro 58 atletas. Para subir ao lugar mais alto do pódio, ele precisou vencer atletas da Rússia, Itália, Latvia, Espanha e Turquia. Na final, o brasileiro enfrentou o francês Kevin Tavares Lopes, que terminou com a medalha de prata na competição.

Essa foi a sétima vez na história da modalidade que o Brasil alcançou uma medalha de ouro mundial. Os pódios anteriores foram de Luiz Watanabe (sênior - 1972), Diogo Tavares (cadete - 1996), Maria Cecília (sênior - 1998), Valéria Kumizaki (sub-21 - 2005), Douglas Brose (sênior - 2010) e Wellington Barbosa (Universitário - 2012).

Em 2013, Breno Mateus iniciou o ano vencendo a seletiva nacional de formação da seleção brasileira, conquista que o classificou para o Campeonato Sul-Americano, no qual o bolsista sagrou-se campeão, em junho. Em julho, o atleta se classificou para a final do Campeonato Brasileiro e, no início de agosto, conquistou o bicampeonato brasileiro. No final do mês de agosto, Breno representou o Brasil no Campeonato Pan-Americano em Medellín, na Colômbia. Além disso, o brasileiro também será o representante da modalidade na Gymnasiade2013, os Jogos Mundiais Escolares, que serão em Brasília, no final deste mês.

Paula Braga
Foto: Geraldo De Paulo
Ascom - Ministerio do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla