Ministério do Esporte RIO2016: Velódromo Olímpico é entregue ao Comitê Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

RIO2016: Velódromo Olímpico é entregue ao Comitê Rio 2016

REPÓRTER: O Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro foi entregue, neste domingo, ao comitê Rio 2016. A arena era a única que continuava em obras no parque olímpico da Barra da Tijuca. O local que tem capacidade para receber até cinco mil torcedores vai ser palco das competições de ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos e paraciclismo de pista nos Jogos Paralímpicos. Feita de pinho siberiano, a pista importada da Alemanha, tem 250 metros e é a mais moderna do Brasil para a disputa da modalidade. O ministro do Esporte Leonardo Picciani, que pratica ciclismo de estrada, estava presente na inauguração da arena e falou sobre a estrutura que vai servir de legado para futuros atletas do país.

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“É um equipamento fantástico, eu tive a oportunidade de assistir as competições aqui deste teste esportivo que está sendo feito no velódromo. Aprovado por todos os atletas. Portanto, o campo de competições para as olimpíadas está extraordinário e vai permitir um alto nível de competições. Eu creio que o Rio de Janeiro terá a partir do fim das olimpíadas, como legado, um grande equipamento para desenvolver o ciclismo no estado e no Brasil. Fazer daqui, um ponto de referência para o ciclismo de pista em todo o Brasil”.

REPÓRTER: Durante a inauguração, o velódromo recebeu o primeiro teste esportivo, com 34 atletas brasileiros e estrangeiros que vieram da Austrália, Rússia, Suíça, China, Japão, Hong-kong. O ciclista Armando Camargo, atleta beneficiado pelo programa bolsa atleta do ministério do Esporte participou da prova e avaliou a pista.

SONORA: Armando Camargo, ciclista
“Eu tive em vários velódromos fazendo copa do mundo. Esse não tem nada a desejar, eu acredito que é um dos melhores do mundo, sem dúvida, sem dúvida nenhuma”.

REPÓRTER: Armando Camargo é suplente do atleta Gideoni monteiro, único brasileiro classificado para disputar o ciclismo de pista dos Jogos Rio 2016.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também esteve presente na entrega da arena ao comitê Rio 2016. Ele ressaltou que, agora, com a inauguração do velódromo, não existem mais obras em construção no parque Olímpico. O prefeito também fez uma avaliação sobre os gastos públicos com os Jogos Olímpicos.

SONORA: Eduardo Paes, prefeito Rio de Janeiro
“Quando a gente entrega a ultima chave, a mensagem que eu quero deixar é de que nós estamos fazendo, sob o ponto de vista de equipamentos olímpicos, a olimpíada mais barata da história. Esse parque olímpico é uma ppp. A vila de atletas. E eu quero sempre lembrar uma comparação. O estádio olímpico de Londres, sozinho, custou mais do que todas as arenas esportivas em dinheiro público”.

REPÓRTER: Após a realização dos Jogos, o Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro poderá ter múltipla utilização, já que a arena permite o aproveitamento integral de todos os espaços construídos. Para ser construída, a instalação, recebeu investimentos totais de 143 milhões e 500 mil reais. Desse total, 118 milhões e 8 mil reais foram financiados pelo ministério do Esporte.

Reportagem, João Paulo Machado
Foto: Roberto Castro/ ME

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla